Retrofit: renovação que preserva a memória

19 de março de 2024

Bentec Móveis Planejados trouxe modernidade e conforto para reforma em residência na região metropolitana de Porto Alegre

Se o desenvolvimento de um projeto arquitetônico de interiores para clientes externos pode ser um desafio para o profissional de arquitetura, quando o objetivo é reformar a própria residência, o nível de exigência cresce exponencialmente. Foi nessa situação que a arquiteta Jéssica Batista se encontrou em meados de 2022, quando começou a planejar a reforma do futuro lar da sua família, uma construção de 1999, localizada no município de Canoas.

Com o resultado em mente, a arquiteta desejava dar uma nova cara para os ambientes, trazendo aspectos de modernidade, mas sempre conectando funcionalidade e elegância para acolher e confortar a família, mantendo ao máximo a estrutura original da casa, como pilares e alguns revestimentos, valorizando a história, e abrindo espaço para o novo.

Bentec Bento Gonçalves Arquiteta Jéssica Batista Fotografia Pizzi Fotografia de Arquitetura

Nesse ponto, surgiu a ideia da revitalização. “A casa reformada se enquadra no conceito retrofit, pois mantivemos as estruturas existentes, mas outros itens, como pisos, forros e esquadrias, foram alterados. Este projeto foi, com toda certeza, o mais especial que já fiz, não somente por se tratar da minha residência, mas por toda a complexidade da casa.

O mais importante para quem opta por este tipo de reforma, é uma avaliação técnica e correta das estruturas, pois se elas estiverem  bem dimensionadas e sem fissuras, podemos ter um mundo de possibilidades”, conta Jéssica.

Nas imagens, o antes (esquerda) e depois (direita) da fachada da casa, preservada de maneira a destacar os detalhes e dar vida para a residência. Fotos da arquiteta Jéssica Batista

            A Bentec, parceira de longa data da arquiteta, foi a empresa escolhida para compor o mobiliário, com móveis personalizados em todos os ambientes. “Jéssica trabalha com projetos autorais dedicados à criação de espaços únicos, pensando em todos os detalhes. Por já conhecer a versatilidade da Bentec, a escolha pela marca aconteceu de maneira muito natural, já na concepção do Projeto Retrofit. Assim, fortalecemos ainda mais a parceria com a profissional”, conta a Gerente da loja de Bento Gonçalves, Maira Galvan.

Bentec Bento Gonçalves Arquiteta Jéssica Batista Fotografia Pizzi Fotografia de Arquitetura
É no sótão da casa que o conceito de Retrofit tem mais destaque: um cômodo muito presente em residências antigas, reformado de maneira a se tornar completamente funcional e utilizado pela família, com espaço para escritório e brinquedoteca

            A área construída original era de 350m², mas o projeto foi além e, mais do que ressignificar espaços como o sótão para uma área funcional para a família, com brinquedoteca e sala de tv, ou replanejar a área íntima de quartos e banheiros, uma segunda residência foi construída nos fundos da propriedade – tudo isso em apenas 18 meses.

            Segundo Maira, o projeto tem um conceito contemporâneo sem deixar de lado o conforto e aconchego desejado para os momentos em família, tendo um equilíbrio entre o uso de cores claras, toques metálicos e acabamentos amadeirados. Devido ao curto período disponível, foi necessário um empenho maior do time. Entre o início do desenvolvimento, alinhamento de projeto, conferência de medidas, definições de acabamentos e ajustes finos, até o início da montagem, foram aproximadamente 30 dias.

A sinergia entre a equipe Bentec e a arquiteta Jéssica, se traduziu em uma execução perfeita e de muito bom gosto. Agora finalizado, fica um sentimento de gratidão, uma vez que todo o esforço, dedicação e entrega conduziram para um resultado impecável da obra”.

Bentec Bento Gonçalves Arquiteta Jéssica Batista Fotografia Pizzi Fotografia de Arquitetura

            Jéssica confirma que a confiança incondicional que tem com a Bentec a deixou inteiramente despreocupada para cuidar do filho recém-nascido,  enquanto a reforma estava em execução: “As meninas da loja foram incansáveis conosco. Desde o início, onde não havíamos sequer detalhado o projeto ainda, a Bentec simplesmente me abraçou e fez toda a parte técnica, facilitando meu trabalho e me deixando tranquila e muito feliz quando recebemos tudo conforme eu havia idealizado”, finaliza a arquiteta.

Encontre a loja Bentec autorizada mais próxima de você: https://www.bentec.com.br/pt/lojas-autorizadas/ 

Contato
E-mail: [email protected]
Site: https://www.bentec.com.br/pt/

Nosso instagram: https://www.instagram.com/bentecoficial/

Conheça nossas lojas autorizadas pelo Brasil: https://www.bentec.com.br/pt/lojas-autorizadas/

Sem categoria
news

News


nome