RIPADOS, OS QUERIDINHOS DA VEZ.

31 de maio de 2021

As ripas de madeira invadiram a decoração e vem ganhando cada vez mais adeptos.

Beleza, atemporalidade e versatilidade são os principais atributos desta tendência que invadiu os projetos contemporâneos de mobiliário e decoração, além da possibilidade de criar desenhos geométricos, diversificar as cores e tons de madeira, os ripados podem ser usados em qualquer ambiente, tanto residências como em espaços corporativos, inclusive estão sendo muito utilizados externamente, em fachadas.

Mobiliário: Bentec Niterói, Projeto: Arquiteto Claudio Lima, Fotos: Enio Soares

Segundo o Núcleo de Ambientação e Tendências da Bentec fábrica, foi-se o tempo em que a madeira estava limitada a pisos e aberturas, o ripado ganhou destaque no design e arquitetura dos ambientes. Além de embelezar, eles são versáteis, podendo estar presentes em paredes, móveis, divisórias e até mesmo no teto.

Os ripados trazem sofisticação, calor e aconchego aos projetos, também criam a sensação de amplitude para o ambiente, já que as ripas podem ser aplicadas tanto na vertical quanto na horizontal, é comum encontrarmos a combinação de madeira ripada com gesso, espelhos e luzes de ‘led’.

Além disso, as divisórias de madeira podem resolver questões de funcionalidade dos espaços, pois, adaptam-se a diferentes usos e superfícies, são ótimas opções para delimitar e organizar melhor os cômodos da casa, devido à tendência de ambientes integrados, as divisórias de madeiras ripadas funcionam como elementos vazados modernos, que dividem os ambientes ao mesmo tempo em que deixam entrar luz e ventilação.

Para Natália Guarçoni Duarte, arquiteta e vendedora da Bentec de Vitória, no Espírito Santo, a demanda é alta, uma procura intensa por ripados, porém por uma questão de economia tem-se optado por trabalhar os elementos com novas leituras, afastando as ripas para otimizar os custos. Mas o modelo preferido ainda é o composto por ripas fininhas e com afastamentos menores.

O mercado vem buscando tecnologias para se adequar a esta tendência, principalmente para as áreas externas, com outros materiais resistentes a água. Segundo Natália os ripados vão permanecer por muito tempo e tem ligação direta com as características da região em que são utilizados.

Mobiliário: Bentec Paraíba, Projeto: Arquitetas Alana e Caroline, Fotos: Felipe Mazzaro

Materiais e acabamentos

O painel ripado é uma técnica de marcenaria que consiste, basicamente, na repetição de ripas de madeira espaçadas entre elas, geralmente colocados na vertical, criando um efeito uniforme nas superfícies.

Madeira natural

É o material mais indicado por ser nobre e natural o que garante um resultado bastante satisfatório, quando utilizada em tons mais claros não deixa o ambiente pesado. As mais usadas são: Freijó, Cumaru e Imbuia. As madeiras mais avermelhadas, como o Ipê e o Mogno, quase não são usadas hoje em dia.

MDF

O painel ripado também pode ser feito de MDF, laminado de madeira ou compensado naval, neste caso mais indicado mais para ambientes internos, por ser mais em conta, com uma gama maior de cores e texturas.

Tamanho das ripas

Os desenhos dos ripados podem variar bastante. O que os diferencia são a largura da ripa e a largura da profundidade do friso, a Bentec trabalha com ripas lineares de 25x25x2700 mm revestidas com fita borda, nas cores Savana, Névoa, Corda e Gris.

Quanto mais fina a ripa mais firme deve ser a madeira, além disso, a proporção das ripas tem que ser observada: frisos muito finos e profundos são complicados para limpar, especialmente em áreas externas, podendo acumular poeira e bichos.

Mobiliário: Bentec João Pessoa, Arquiteta: Alana Lacerda, Fotos: Felipe Mazzaro

Usos da madeira ripada

Painéis Fixos: o principal uso da madeira ripada é em painéis fixos. Aqui, sua função é de esconder a fiação aparente, auxiliar na sustentação de acessórios ou ainda servir de foco decorativo. Eles combinam facilmente com outros estilos e acabamentos e podem ser encontrados em verticais ou horizontais.

Mobiliário: Bentec Aracaju, Projeto: Arquiteta Renata Souza, Fotos: Gilton Rosas

Painéis móveis: são uma boa solução para ambientes integrados e sem espaços, substituindo as paredes por divisórias ripadas com sistema de correr.

Mobiliário: Bentec Aracaju, Projeto: Arquiteta Renata Souza, Fotos: Gilton Rosas

No teto: aqui a marcenaria ripada pode ser usada com função meramente decorativa ou com a funcionalidade de esconder estruturas, cabos e instalações indesejadas.

Em móveis: geralmente, repetem o elemento da ripa usada no painel ou na parede. Apesar de não ser o foco da décor, atua como uma composição do espaço como um todo.

Dica:

  • Apesar de estar disponível em diversos tons, a madeira de tom neutro é sempre uma excelente opção, pois está sempre na moda e combina com muitos estilos diferentes.

Contato
E-mail: [email protected]
Site: https://www.bentec.com.br/pt/

Nosso instagram: https://www.instagram.com/bentecoficial/

Conheça nossas lojas autorizadas pelo Brasil: https://www.bentec.com.br/pt/lojas-autorizadas/

Ripados
news

News


nome